Neith

Deusa da Guerra, que segura o arco e a flecha e usa a coroa vermelha do baixo Egito.  Protetora dos caixões e dos vasos de vísceras. Ensinou os homens a tecelagem. Deusa criadora do mundo e deuses (Armour, 1999)

IArc06IArc27

Deusa criadora de Sais, no Baixo Egito. De acordo a inscrições de Esna a Deusa surgiu das águas primordiais para criar o mundo, e então seguiu alongo do Nilo em direção ao Norte chegando a Sais, acompanhada de peixes (o venerado peixe lates). Mais tarde outras inscrições lhe dão o papel de mãe de Apophis (a cobra Inimiga de Rá). Na era das pirâmides, Neith era considerada o consorte de Seth e mãe de Sobek, neste papel apropriadamente descrita como “enfermeira de crocodilos”. Este conceito de Neith como a matriarca de deuses se estendeu a outras divindades, como Isis e até Ra. (Hart, 2005)

Neith também aparecia como conselheira em alguns Mitos. Por exemplo no mito em que a corte dos deuses tentava decidir se Hórus ou Seth iriam assumir o trono de Osíris na Terra. A corte enviou uma mensagem para a Neith, pedindo seu conselho na decisão; Neith sugeriu que, como primogênito, Hórus deveria assumir o Trono, e que Seth fosse oferecido como prêmio de consolo algumas deusas menores para flertar com ele.   Infelizmente Seth não aceitou o plano, e a competição entre o deus continuou, através diversos duelos e falcatruas. Até que enfim Hórus assumiu o trono de seu pai, e Seth foi concedido um lugar no barco de Ra, onde usaria de sua braveza para espantar os homens e inimigos de Ra.  (Armour, 1999) Nesse mito Neith também é associada como deusa criadora, descrita como “aquela que deu luz a primeira face”,  podendo ser vista como a deusa que deu o primeiro parto. E seu poder é demonstrado em sua ameaça de que se Seth tomasse o Reinado, ela faria o Céu se chocar contra a Terra. (Hart, 2005)

 

2 Replies to “Neith”

  1. Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Appreciate it

Leave a Reply