Deus do Rio Nilo, de suas águas e da fertilidade trazida por elas.
Homem com seios de mulher, barriga sobressaída, barba, usando um chapéu de plantas aquáticas do Nilo, segurando uma bandeja de comida, e as vezes um jarro de água.(Shorter, 1993)
Hapi era o Deus do Nilo, da água e da fertilidade, ele representava a enchente do rio. Como Egito era no deserto, a enchente das águas do Rio Nilo era de suprema importância para o povo Egípcio, a vinda das águas trazia vida para as lavouras e para os animais. (Armour, 1999)
Seus seios e sua cor azul ou verde eram símbolos da fertilidade, e sua barriga da abundância.
Podem ser encontradas duas formas de Hapi, um com chapéu de papiros, representando o Norte do Egito (Alto Egito), e um com flores de Lotus em seu chapéu representando o Baixo Egito. Eles eram encontrados na arte egípcia juntos derramando agua do vaso ou amarrando duas plantas do baixo e auto Egito.
O mito dizia que Hapi morava na caverna na região das primeiras cataratas de qual as aguas fluíam e traziam a cheia anual, o que era chamado de “a chegada de Hapi.” Oferendas e orações eram feitas ao rio pedindo que a cheia não fosse nem pequena (insuficiente para molhar suas lavouras), nem tão grande (que inundaria suas casas a longo do rio). (egypt, n.d.)